quarta-feira, 26 de maio de 2010

UNIDADE II- Ativ1

O QUE É HIPERTEXTO?
O termo hipertexto foi criado no início os anos 60 por Theodore Nelson, para exprimir a idéia de escrita/leitura não linear, em um sistema de informática, sendo utilizada para disponibilizar a informação em catálogos de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na internet, possibilitando a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente.
O hipertexto é um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de detalhe possam ser acedidos de maneira não seqüencial pelo leitor. O objetivo a esse conceito é o de permitir que o leitor possa desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos, no texto com o intuito de aprofundar a compreensão do texto inicial. A definição de hipertexto tem um conceito de hipertextualidade por excelência, quando o hipertexto acontece em ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação.
Independentemente das controversas, o hipertexto pode contribuir de maneira satisfatória no contexto escolar, pois seja pesquisando nos livros ou na agilidade da internet, ele pode incentivar tanto o professor quanto aluno à leitura e à produção individual ou colaborativa do conhecimento, reconstruindo os parâmetros da instituição escolar hoje existente e decadente.
Enfim hipertexto é um conjunto de dados ligados entre si por conexão, que podem ser palavras, imagens, gráficos, seqüências sonoras que possibilita a construção de um conjunto de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação. Portanto trabalhar com hipertexto tem como vantagens a construção do conhecimento compartilhado e proporciona ao individuo um processo educativo no ambiente digital.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

ATIV 2- Educação e Tecnologia


Segundo o professor Ladislau, a educação e a escola têm um sentido amplo, tendo em vista que o espaço do conhecimento está se multiplicando e a escola tem que ser articuladora desse processo de aprendizagem. Sendo a qualidade da educação fundamental para garantir a democratização e o ensino-aprendizagem.



ATIV 1- Quem sou eu como professor e aprendiz?


Um dos desafios da educação atual está em oferecer atividades que busca a motivação dos alunos. Para isso como educador busco sempre a inovação tecnológica, me orientando com a realidade do aluno, planejando minhas aulas com experimentos que estão no dia-a-dia dos alunos com o objetivo de desenvolver habilidades e competências necessárias para formar um cidadão critico e preparado para o exercício da cidadania.Mediante a todas essas mudanças preciso sempre estar aberto para novas aprendizagens e principalmente as novas tecnologias.