quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ATIV-2- SOCIALIZANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO EM SALA DE AULA

Trabalhar com projetos pode representar uma excelente estratégia para propiciar a construção coletiva do conhecimento, pois permite fazer com que o aluno rompa com sua passividade e interaja de diferentes maneiras em todas as etapas da execução do trabalho. Projetar é sonhar, afinal, tem coisa melhor que planejar e pôr em prática, na sala de aula, atividades de acordo com seus gostos e interesses? Mas não basta sonhar sozinho. “Trabalhar com projetos deve ser uma criação coletiva da coordenação, dos professores e, principalmente, dos alunos”.
O relato de uma experiência de trabalhar com projeto realizou-se no Colégio Albert Einstein, no inicio do 2º bimestre desse ano letivo de 2010. Onde teve como Tema: Energia. O tema foi dividido em sub-temas, para que as equipes formadas por quatro ou cinco alunos, pudessem trabalhar de forma independente umas das outras. Nessa etapa, os alunos puderam sugerir e ou escolher os vários assuntos propostos pelos professores. Esse momento foi muito importante, pois os alunos participaram da escolha dos sub-temas, foi possível despertar um comprometimento e uma responsabilidade compartilhada quanto a execução e o sucesso do projeto.
Após algumas discussões entre orientadores e alunos elegeu-se os seguintes sub-temas:
- Estudo do consumo de energia elétrica em residência.
- Energia Solar: A energia que o Brasil precisa.
- Fontes de Energia
- Experimento demonstrativo.

O desenvolvimento do projeto se consolidou por momentos:
1º momento- Embasamento teórico,
2º momento- Pesquisa bibliográfica utilizando livros, anotações de aula, artigos, revistas e a Internet.
3º momento- Realização dos Experimentos
4º momento- Coletas de Dados
5º momento- Conclusão e Apresentação

O desenvolvimento do projeto permitiu que os alunos tivessem contato com diferentes conteúdos de várias disciplinas e com assuntos ligados ao cotidiano, o que abriu as portas para uma aprendizagem significativa. As diferentes etapas do projeto permitiram que se trabalhasse com os alunos algumas habilidades e atitudes tais como: saber se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir; enfrentar problemas de diferentes naturezas; ser capaz de elaborar críticas ou propostas; e, especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário